Categoria: Entrevistas

Jogo Extra – Andrezinho

Esta semana, o nosso convidado é o André Queirós do plantel senior.

Bilhete de Identidade
Nome: André Sidónio Queirós
Idade: 23 anos
Naturalidade: Rio Tinto
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 1.76 m
Peso:
71 kg
Posição: Médio defensivo
Número: 6
Percurso: SC Rio Tinto (01/02 a 08/09; 10/11 e 14/15)
SC Freamunde (2009/2010)
FC Pedras Rubras (2011/2012)
CD Candal (2012/2013)
União Nogueirense FC (2013/2014)

Quem é o André dentro do campo? Como é que te defines?
É um jogador tranquilo, que gosta de ajudar os companheiros de equipa, é solidário, mas também é agressivo na conquista da bola sem nunca pisar o limite da violência. Sobretudo sou um jogador de equipa.

E fora de campo, interesses?
Maior parte do meu tempo ocupo-o na faculdade, onde estou a tirar Educação física e desporto, e no ginásio, onde trabalho e também posso treinar.

Qual o melhor momento que guardas no teu percurso até hoje?
Tenho de recuar à época de 2009-2010, onde no meu 2º ano de júnior representei o SC Freamunde. Disputamos a 2ª divisão nacional e nessa temporada conseguimos subir à 1ª divisão. Foi um ano recheado de coisas boas.

Tens alguma história, boa ou má, que te marcou até ao momento?
Por acaso não, sempre fui uma pessoa tranquila, dentro e fora do campo.

É a tua 10ª temporada no SC Rio Tinto. Tens sentido evolução no clube?
Dez anos da minha vida, dez anos com este símbolo ao peito, um clube que eu gosto, um clube que eu sinto e o clube foi evoluindo desde que entrei para esta casa. Principalmente na formação, as camadas jovens já estão a ser vistas com outros olhos pelas pessoas do clube, mas também tem-se dado muito mais apoio aos jogadores da formação.

No teu último ano de júnior, representaste o FC Freamunde e subiste à 1ª divisão nacional. Como correu essa passagem? Houve hipótese de integrares a equipa senior?
Foi uma época muito boa. Com a chegada do Professor Mateus Costa (Treinador adjuntos do SC Rio Tinto) ao SC Freamunde, tive a oportunidade de ir lá fazer treinos de captação, fui lá e fiquei. Inicialmente não era 1ª opção, mas depois consegui entrar na equipa. Notei grandes diferenças entre o futebol praticado no nacional e o o futebol praticado no distrital.
No ano que eu lá estive nenhum jogador ficou nos seniores, só estava lá um, um defesa esquerdo, Paulo Monteiro que agora está no Rebordosa AC, que já tinha assinado contrato profissional no ano anterior. Não tive essa oportunidade.

Regressaste a casa esta temporada. O que te motivou a regressares?
As pessoas e o simples facto de eu ser de Rio Tinto e do SC Rio Tinto. Também aproveitei que estou no meu último ano de faculdade e trabalho aqui perto, a partir daí, penso que estavam reunidos todos os ingredientes para eu regressar a casa. Também não posso esquecer o objetivo ambicioso que todos temos para esta época.

Nas últimas 3 temporadas representaste o FC Pedras Rubras, CD Candal e o União Nogueirense FC. Como descreves estas experiências?
No FC Pedras Rubras foi uma época muito boa, conseguimos subir à 3ª divisão nacional, deu para conhecer outras realidades, numa equipa que lutava para subir e que neste momento se encontra no CNS. O CD Candal é clube especial, é preciso ter estofo para jogar lá, é um clube diferente, fico-me por aqui (risos). Assinei pelo União Nogueirense FC porque na altura tinham um projeto ambicioso, prometia ser fidedigno, tal não aconteceu, descemos de divisão, mas trago boas recordações de lá.

Cristiano Ronaldo ou Messi?
Cristiano Ronaldo.
PES ou Fifa?
Ginásio! (risos)
Verão ou Inverno?
Verão.
TV ou internet?
Internet.
Golo ou assistência?
Assistência

Durante a tua formação tiveste convites para ires jogar para outras equipas?
Tive, tive alguns. Na altura falou-se do FC Porto, Boavista FC, Leixões FC, FC Penafiel, Rebordosa AC. Penso que nunca ingressei em nenhum desses clubes porque fui mal aconselhado, porque acho que poderia ter singrado num clube com outras condições e ambições.

Que balanço fazes da época até ao momento? E sobre o teu desempenho?
Até há bem pouco tempo estávamos a fazer uma época fantástica, estávamos em 2º lugar com perspetivas para alcançarmos o 1º lugar, agora que tivemos alguns resultados menos bons, estamos a fazer uma época muito boa. Passamos de uma época fantástica para uma época muito boa. Não podemos esquecer as coisas boas que fizemos, faltam 11 jogos, muitos pontos em jogo em que vamos jogar todos uns contra os outros, o que é muito importante.
Até agora estou satisfeito com o meu desempenho, quero sempre mais, sou uma pessoa ambiciosa. Infelizmente, tenho sido travado por algumas lesões, nada de mais, mas são sempre chatas, são situações que nos desaceleram o crescimento. Mas estou satisfeito, mas quero ficar ainda mais.

No balneário como é que é o Andrézinho? Alguma alcunha?
Fui crescendo de época para época, fui-me tornando mais maduro, mais experiente, mais sénior, digamos assim. No início era uma pessoa muito tranquila, sempre no meu sítio, mal falava, de ano para ano, com as vivências o Andrézinho foi-se tornando cada vez mais extrovertido, mais palhacinho. Desde sempre que me trataram como Andrézinho, nunca tive mais nenhuma.

Tens 23 anos, sonhas com alguma coisa?
Como alguém disse, “O sonho comanda a vida”, se jogasse futebol e não tivesse sonhos então não estaria aqui a fazer nada. Como se costuma dizer, sonho chegar lá acima, ao futebol profissional.

Como defines a posição que jogas, médio defensivo?
É uma posição que sofreu uma evolução ao longo dos anos, passou do chamado trinco, onde os jogadores que faziam essa posição só paravam jogadas de ataque, que participavam pouco no processo ofensivo. Passou de um demolidor para um construtor de jogo, e na minha opinião é o pilar de um meio campo.

Qual o melhor jogador com quem jogaste? Jogador favorito a nível mundial na tua posição?
É difícil, já joguei com tantos jogadores, mas talvez o Tó Sousa, defesa central do FC Pedras Rubras, muito bom jogador e uma pessoas 10 estrelas, para mim, o melhor jogador com quem joguei.
Se calhar são jogadores que já nem jogam, gosto do Makélélé, Patrick Vieira, do Costinha. Atualmente, gosto do Yaya Touré, que no meio campo faz a posição 6, 8 e 10.

Por último, pedimos-te que deixes uma mensagem a todos os riotintenses.
Que acima de tudo estejam com a equipa. É muito importante termos o apoio dos riotintenses. Têm todo o direito de manifestar o desagrado e de criticar, mas peço que nos apoiem mais, porque juntos, seremos mais fortes.

Dados Estatísticos – 2014/2015

Competição Adversário Res. Minutos Golos
Elite AF Porto  Gens (f) 2-2 90
Elite AF Porto  Padroense (c)  4-0 90
Elite AF Porto  Aliança Gandra (f)  1-1 90
Elite AF Porto Perafita (c) 1-0 90
Elite AF Porto Candal (c) 2-1 90
Elite AF Porto Vila Meã (f) 2-0 90
Elite AF Porto Paredes (c) 2-1 45
Elite AF Porto Aliados Lordelo (f) 1-0 64
 Elite AF Porto Valadares (c) 2-0 90
 Elite AF Porto  Leça (f) 1-0 90
Elite AF Porto Grijó (c) 2-1 61
 Elite AF Porto  Oliveira do Douro (f) 0-0 90
 Elite AF Porto  Varzim B (f) 0-2 90
 Elite AF Porto  São Pedro da Cova (c) 1-3 45
 Elite AF Porto Serzedo (f) 2-1 90
 Elite AF Porto S Martinho (c) 1-3 90
 Elite AF Porto  Valonguense (f) 1-0 90
 Elite AF Porto  Rebordosa (c) 1-2 90
 Elite AF Porto  Gens (c) 1-0 90
 Elite AF Porto  Padroense (f) 1-2 90
 Elite AF Porto  Aliança de Gandra (c) 0-2 90
 Elite AF Porto  Perafita (f) 3-1 90
 Elite AF Porto  Candal (f) 1-4 25
 Elite AF Porto Vila Meã (c) 1-3 24
Total 24 jogos 1884

 

Jogo Extra – Manuel Acácio

Entrevistamos na passada segunda-feira (2015-01-12) o nosso associado Acácio Roque, que nos deixou o seguinte registo, e que aqui partilhamos convosco:

Bilhete de Identidade:
Nome: Manuel Acácio Martins Roque
Associado nº: 307
Data Filiação : 07-10-1996
Nacionalidade: Portuguesa

Fez, no passado mês de Outubro de 2014, 18 anos de filiação como associado do Clube, olhando para trás perguntamos: Tem valido a pena?
Sim, tem valido muito a pena. Tem valido a pena ser apaixonado por este grande Clube. Desde muito novo habituei-me a acompanhar o SCRT quer nos jogos na Ferraria, quer fora sempre que arranjava boleia. Mais tarde fiz um interregno na minha “militância” enquanto adepto. Por motivos profissionais estive ausente de Rio Tinto durante alguns anos. Quando regressei definitivamente a casa uma das primeiras coisas que fiz foi inscrever-me como sócio.

Já fez parte de várias Direções do Clube, conhece portanto, as dificuldades de quem tem a responsabilidade de gerir os destinos do nosso Clube. Tem gostado da forma como o Clube tem sido gerido nos últimos 3 anos?
Já participei em todos os órgãos estatutários do SCRT. Fui durante alguns mandatos, presidente-adjunto, vice-presidente e membro quer da mesa da assembleia geral, quer do Conselho fiscal. De facto o grau de exigência é elevado. Só com forte espirito de missão é que se pode vencer as múltiplas adversidades que se colocam diariamente. Ser dirigente do SCRT, para mim foi um motivo de muito orgulho. Sinto que recebi muito mais do que dei. Recebi experiência de vida, amizades, algumas para a vida e a emoção e o privilégio de poder servir o Clube do coração e dessa forma contribuir para o desenvolvimento da nossa Cidade.

Fiz parte de direções em que tudo era artesanal. Não existiam computadores no Clube, nem a tecnologia hoje existente. Daí que pense que todas as direções foram importantes para o crescimento Clube, cada uma á sua maneira e com as ferramentas possíveis. Queria realçar a direção do Presidente Nelson na perspetiva da reformulação da parte administrativa/contabilística, com o trabalho notável do tesoureiro da altura o Toni Silva. O Presidente Jorge Madureira teve a inteligência suficiente para se rodear de uma excelente equipa de dirigentes que executaram, sob a sua coordenação, um trabalho notável. Para mim foi a melhor direção dos últimos anos dando um grande salto qualitativo com a consolidação das contas do Clube e simultaneamente criando as estruturas exemplares que por certo marcarão pela positiva os tempos futuros do nosso Clube. A atual direção do Presidente Jorge Pina foi eleita há muito pouco tempo, mas já dá para ver que vai fazer um grande mandato. Desde já, soube construir uma excelente equipa de futebol sénior. Tem um tipo de gestão com a qual me identifico. Ou seja, se queremos que os sócios e adeptos venham com mais regularidade ao nosso Estádio, só através de uma equipa de futebol sénior forte e ganhadora. Só desta forma assumindo riscos de forma a que o investimento possa ser reprodutivo. Por outro lado não posso deixar de referir a jovem equipa dirigente encarregue da comunicação do Clube, com um trabalho notável, ao nível do que melhor se faz neste sector, pedindo meças a muitos departamentos de comunicação quer dos Clubes profissionais, quer ainda ao nível de grandes empresas.

  JOGO_EXTRA_dentroma01

Acha que os associados, de uma forma geral, participam ativamente na vida do Clube?
Infelizmente os sócios ainda participam pouco na vida do Clube. Basta ver a presença diminuta nas reuniões da A.G, com exceção nas eleitorais e, só quando existe mais que uma lista.
Os sócios estão mais interessados nos jogos. Alguns, poucos, ainda têm o hábito de assobiarem a equipa quando ela precisa de apoio. A vontade que a equipa ganhe e frustração da possível derrota pode explicar tal comportamento que tende a desaparecer.

Sendo a cidade/freguesia de Rio Tinto, uma das mais densamente povoadas do país, acha que o SC Rio Tinto tem “margem de manobra” para crescer?
Sim, penso existir um grande potencial de crescimento. Não só por sermos de zona densamente habitada, mas também pelo grande historial do SCRT que foi passando dos mais velhos, de tal forma que em muitos dos nossos conterrâneos existe, ainda que no subconsciente, uma ligação emotiva, até de pertença a este Clube mesmo sem serem associados. Digo isto, porque assisti, alguns anos a uma jornada de amor Clubístico que nunca mais poderei esquecer. Estava o SCRT em risco de descer de divisão -dos Nacionais para os distritais- foi jogar a Santo Tirso, com o Tirsense. Era a última jornada e uma derrota sentenciava a descida de divisão. Quando a equipa subiu ao relvado foi a surpresa e o espanto totais. Nas bancadas do Tirsense estavam milhares de adeptos do SCRT, a puxar pela equipa. Este apoio massivo de adeptos foi espontâneo. Não existiu organização de autocarros. Este apoio traduziu-se numa vitória da nossa equipa por 3-2 e por consequência a manutenção na 3ª divisão nacional. Os milhares de Riotintenses (sócios e não sócios) sentiram que o Clube da sua terra, precisava deles e, não hesitaram em deslocarem-se para de forma apaixonada, apoiarem o Clube do seu coração.

O que considera que pode ser feito para trazer mais associados para o Clube?
Campanhas de sensibilização. Talvez distribuir (vender) bilhetes para os jogos em casa a preços baixos pelo comércio local, cafés, restaurantes, etc… de forma a que estes os distribuam gratuitamente pelos seus clientes. Poderá ser uma forma de encher o estádio e criar por esta via um hábito nestes potenciais sócios.

Foi tornado público, recentemente, que a freguesia de São Cosme (Gondomar SC) vai ter o 2º relvado sintético. Considera, esta decisão da Câmara Municipal de Gondomar, racional, tendo em conta que a cidade/freguesia de Rio Tinto não tem nenhum?
Não tinha conhecimento. A ser assim e, sem conhecer os argumentos, parece uma decisão pouco racional e equilibrada. No SCRT já estamos habituados a este tipo de desconsiderações. Em tempos passados e, apesar das vigorosas reivindicações, fomos sempre prejudicados pelo poder instituído. O que temos que fazer é reivindicar tratamento igualitário e proporcional. Tirando o apoio que deve existir para a formação, penso que temos é que tentar ser autossuficientes. Gerir de forma a que as receitas possam ser superiores ás despesas. Se assim for, somos senhores do nosso destino sem termos a necessidade lidar com injustiças e ter que ouvir bajulações em tempo de eleições.

Qual a sua opinião acerca do relacionamento institucional entre o SC Rio Tinto e as entidades públicas que gerem o concelho de Gondomar (Junta de Freguesia de Rio Tinto e Câmara Municipal de Gondomar)?
Não tenho dados que me permitam dar uma opinião avalizado. Contudo, penso, é desejável, que seja um relacionamento cordial, institucional e de ajuda mútua. Cada qual com as suas funções mas com o claro intuito que é o engrandecimento da nossa Terra.

Temos nesta data 250 atletas no ativo. Considera que o Clube dá as melhores condições de trabalho a todos estes atletas?
Penso que os diretores, e o staff das camadas jovens desenvolvem um trabalho exemplar. Muito difícil, mas empenhado. As condições são as que temos para já. É evidente que seria muito bom centralizar todos os atletas e demais secções no Estádio com a finalização dos campos de treino. Seria bom para todos e existiria um ganho de escala muito significativo.

 JOGO_EXTRA_dentroma02

Considera que o SC Rio Tinto, tem condições para disputar/suportar uma equipa sénior numa divisão Nacional?
Claro que acho que tem condições para disputar um campeonato nacional. Penso e desejo. Já disputamos a 3ª divisão nacional, numa altura muito difícil em termos logísticos. Tivemos durante alguns anos uma equipa “profissional” a treinar diariamente e a jogar fora de nossa casa, no Estádio de Valbom.

O que é, para si, ser adepto do SC Rio Tinto?
É uma paixão. Orgulho e vaidade. Os meus amigos de fora de Rio Tinto, ficam espantados pela forma vibrante como eu falo sempre do melhor clube do mundo, O SC de Rio Tinto.

Por último, pedimos que vista por uns minutos o “fato de um vendedor” da marca “Sport Clube de Rio Tinto”. O que faria/diria para convencer um qualquer seguidor do Clube a tornar-se associado de pleno direito
Associação fiável, respeitadora de compromissos e com lideranças e equipas diretivas de grande gabarito.

Ao nosso associado, Acácio Roque, deixamos aqui o nosso agradecimento por nos ter concedido esta entrevista, desejando que mantenha a filiação ao Clube, e dentro das suas possibilidades, a sua preciosa colaboração com a Instituição.

Por nós, foi um prazer tê-lo cá, a “família” Riotintense está viva e recomenda-se.

Jogo Extra – Fernando Oliveira

Entrevistámos no passado sábado (2015-01-03) o responsável máximo pela formação de competição do Clube, sobejamente conhecido pela massa associativa do Sport Clube de Rio Tinto, de seu nome Fernando Oliveira, que está ligado profissionalmente à equipa sénior do FC Porto, e que nos deixou o seguinte registo:

 

Bilhete de Identidade:
Nome: Fernando Pereira Oliveira
Associado nº: 368
Data Nascimento: 17-08-1956
Naturalidade: Massarelos
Nacionalidade: Portuguesa

Quem é o Fernando Oliveira?
O Fernando Oliveira é um elemento que está no clube a coordenar a formação com uma boa equipa, numa função que me dá um grande gozo em trabalhar. Eu trabalho com os meus colegas de direção, cada um com os seus pelouros, mas uma grande equipa. Posso dizer mais, eu serei a pessoa que aqui dentro trabalha menos, pois os meus colegas de facto têm uma grande entrega ao Sport Clube de Rio Tinto.

Assumimos este papel neste ano, apesar de ter feito parte da anterior direção, na função de secretário da Assembleia Geral e tenho um grande gosto em estar cá. Como sabem, trabalho no FC Porto e tento trazer para cá o que aquele clube tem para o Sport Clube de Rio Tinto.

Eu adoro trabalhar com jovens, não parecendo e eu não gosto muito de falar sobre quem sou, já fui treinador dos infantis do Desportivo de Massarelos, já fui treinador de basquetebol e fui campeão nacional de Juvenis e Juniores no FC Porto.

Em suma, gosto muito de estar envolvido no processo de formação de pessoas e atletas.

 

Quando aceitou o convite para dirigir a formação do Clube fê-lo de forma imediata, ou, pelo contrário, teve que refletir?
Com esta pergunta já vou ser um bocado polémico! É assim, deu-me um enorme gosto vir para cá porque acho que o ano passado não foi assim tão bom como é o Sport Clube de Rio Tinto. Quem estava a conduzir determinadas situações não a fez da melhor forma. Quem se mete nisto tem de gostar e de ser sério no trabalho que efetua, senão não vale a pena estarmos aqui, pois para estarmos aqui tiramos horas às nossas famílias. Posto isto, aceitei o convite de forma imediata.

 

Variadíssimas pessoas, de vários quadrantes do Clube, têm feito uma referência positiva ao trabalho desta Direcção, de que faz parte. Considera que a actual equipa de dirigentes do Clube pode levar o Clube a atingir patamares mais altos?
Sim, podem! O que nós temos de criar é estruturas adequadas ao nosso clube, temos de ser capazes e estar com os pés bem assentes, e como vocês sabem, nos dias de hoje o dinheiro está caro, antigamente era de borla. Não temos ninguém que nos ajude como antigamente nos ajudavam, temos que bater às portas e deparamo-nos com várias dificuldades e temos de saber aquilo que queremos.
Temos uma equipa de trabalho que trabalha bem e que está a fazer aquilo que pode para que o Sport Clube de Rio Tinto cresça.

 

O que considera mais importante na formação de um atleta?
O mais importante, e a primeira coisa que temos de fazer é tirar os jovens da rua, para não provocarem coisas negativas às suas famílias, é uma das coisas que eu defendo, porque eu tenho filhos e nós na nossa sociedade temos a mania que só acontece aos outros.

O atleta da formação tem de ser uma pessoa amparada, que sinta o apoio necessário das pessoas que estão ligadas ao clube para crescer no nível educativo e desportivo.

Posso dizer, que o Sport Clube de Rio Tinto está a fazer um bom trabalho educativo para os atletas, e cada vez mais vai melhorar.

 

O capitão da equipa de Juniores, Bruno “Ferrari”, foi um dos nossos entrevistados e elogiou bastante o trabalho dos actuais dirigentes do Clube! Este espírito é para manter?
Posso falar pela minha equipa: Esta equipa que aqui está, está forte. A nossa linguagem perante as pessoas é a mesma! O Ferrari disse isso, mas se vocês entrevistarem outros atletas eles vão dizer o mesmo, isso tenho a certeza. Nós estamos com eles nas coisas boas mas também nas más. Tentaremos evoluir ainda mais, para criar um Sport Clube de Rio Tinto diferente.

JOGO_EXTRA_dentroFOLIVEIRA01

Sente algum apoio por parte da AF Porto, no auxílio à formação dos jovens atletas?
A AF Porto poderia colaborar muito mais com os clubes que fazem um bom trabalho na formação de atletas, não é com “clubes de café” mas sim com clubes que o merecem. A AF Porto em vez de ter as pessoas em reuniões ou lá dentro sem se saber o que fazem, deviam de vir para o terreno ver o que é precisam os clubes, não é só os clubes que têm de dar dinheiro à AF Porto. A AF Porto deveria ter outro tipo de abertura para os clubes, que infelizmente não tem.

 

É muito vulgar, actualmente, ouvir-se dizer que os Clubes Portugueses têm que fazer apostas sérias na sua formação! O SC Rio Tinto está atento a esta necessidade?
Sim, está. Claro que gostava de ter mais Ivos (Ivo Rodrigues, jogador do FC Porto) e Ronaldos, mas não temos. O Sport Clube de Rio Tinto está a trabalhar para criar cada vez mais essa situação, que é o futuro do clube.

 

Pode indicar-nos o que tem sido feito, de concreto, para integrar os jovens atletas juniores no plantel sénior?
Tem-se feito alguma coisa nesse aspecto. Muito abertamente vou-vos dizer, gostava que os Juniores fossem mais vezes aos Seniores, assim como os Juvenis aos Juniores e assim sucessivamente, faz parte do processo de evolução dos atletas.

Mas um grande problema, e já tivemos esse problema este ano, que é os pais não quererem que os filhos subam de escalão, o que para mim é um erro. Ainda aqui há dias, num escalão de formação tive de lhes mostrar as vantagens de subirem de escalão, que é o conhecimento de outras pessoas, os colegas têm outra idade e a competição é outra. Este ano, temos um caso no futebol nacional, que é o Ruben Neves, que no ano passado era Juvenil, tem 17 anos, está na equipa sénior e ainda não saiu de lá. Os atletas assim ganham mais maturidade, quer pessoal quer desportiva.

 

O SC Rio Tinto tem algum critério de contratação de treinadores, para a formação?
Gostaríamos muito de ter o Villas Boas, mas não podemos (risos). Como temos poucos recursos monetários, temos de recorrer aquilo que conseguimos. Mas na formação do Sport Clube de Rio Tinto temos treinadores com qualidade!

 

Qual a maior dificuldade que encontra no seu dia-a-dia, enquanto dirigente da formação?
O maior problema é o dia-a-dia, todos os dias acontece qualquer coisa, ou é água, ou é uma lâmpada, etc.

 

Os pais (Encarregados de educação) dos nossos atletas, são uma “peça” importante na estrutura da formação?
Muito! Nós no ano passado tínhamos 67 atletas na formação, hoje temos 161, na academia tínhamos 32, neste momento temos 64 atletas, uma pequena diferença de números! E com isto, quero dizer, que são os pais que trazem para aqui os seus filhos! Digo ainda mais, houve alguns atletas que saíram para outros clubes e estão a voltar, o que demonstra que os pais e os atletas se sentem bem aqui.

Podemos ter um campo pelado, mas sabemos tratar bem quem está connosco. Um dia, não sei quando, haveremos de ter um campo sintético, um dia, pois só me acredito quando vir as máquinas a avançarem, mas, se me perguntassem, eu queria o sintético no Campo da Ferraria.

Eu tenho que defender o meu produto, por isso tenho que defender os pais, tenho que falar com eles, com isto não tenho que concordar sempre com eles, porque não concordo, mas temos de os tratar bem, que é o que temos vindo a fazer.

Os pais são uma peça fundamental na formação dos homens e dos atletas.

JOGO_EXTRA_dentroFOLIVEIRA02

A que objectivos se propôs no início desta temporada desportiva?
Para mim o mais importante é que os atletas sejam educados dentro do campo, o mais importante não é ganhar, mas todos nós gostamos de ganhar e incentivamos para isso!

Ainda aqui à dias, um dos escalões de formação do Sport Clube de Rio Tinto foi a um torneio a Valongo e estava lá um colega meu do FC Porto, ele confidenciou-me que os miúdos têm um comportamento dentro do campo excelente, e é o que se passa em todos os escalões, com isto não quero dizer, que de vez em quando não possa acontecer uma situação menos positiva, mas são miúdos e estamos cá também para os educar.

 

Recentemente, as infraestruturas da formação, foram selvaticamente atacadas! Esta barbárie serviu para unir ou pelo contrário, desanimou-vos?
Eu agradeço muito à pessoa que fez isto, porque se ele pensou que fazia uma coisa destas para nós desistirmos, para nos desunirmos, pode ficar ciente que nos uniu! Já estávamos unidos, mas isto serviu para fortalecer ainda mais a nossa equipa.

Se essa pessoa vir esta entrevista, estamos-lhe grato.

Posso acrescentar ainda, que dois elementos do nosso grupo, nesse mesmo dia, ajeitaram as portas que ele estragou. Se ele estava à espera de encontrar dinheiro, então o que ele fez não foi para nada, podia era ter aberto uma gaveta e deixar lá algum (risos).

 

Por último, e porque estamos no início do ano 2015, gostaríamos que deixasse uma palavra dirigida aos associados, amigos e simpatizantes do SC Rio Tinto!
Desejo tudo de bom para os nossos associados, simpatizantes e amigos, mas não só, quem não nos conhece, que venha cá para nos conhecer, estamos cá para isso.

Para os nossos associados e simpatizantes, ajudem o clube naquilo que puderem. A mim não me custa pedir para ajudar o Sport Clube de Rio Tinto, não tenho vergonha. Tudo o que nos puderem dar e ajudar, uma opinião que seja, nós estamos abertos para vos receber.
Ao nosso Diretor, Fernando Oliveira, deixamos aqui o nosso agradecimento por nos ter concedido esta entrevista, desejando-lhe, extensível a toda a sua equipa de trabalho, votos de que o ano de 2015, seja um ano de sucessos, não só desportivos, mas também pessoais. Aproveitamos também para lhe agradecer, mais uma vez, extensível a todos os elementos da sua equipa de trabalho, toda a dedicação e disponibilidade, com que diariamente gerem os destinos dos nossos atletas mais jovens e o bom nome do “nosso” Clube.

 

Um bem haja a todos e
Força Sport Clube de Rio Tinto!

Jogo Extra – Rui Teixeira

Esta semana, o nosso convidado é o número 18 do plantel senior, Rui Teixeira.

Bilhete de Identidade:
Nome: Rui Teixeira
Idade: 20 anos
Naturalidade: Rio Tinto
Nacionalidade: Portuguesa
Posição: Extremo
Número: 18

Quais os teus pontos fortes dentro de campo? O que achas que mais tens de trabalhar?
Sou um jogador rápido que aposta muito na velocidade e que aproveita os espaços atrás da defesa, mas também tenho um bom remate. Tenho que trabalhar mais a receção e o passe, que é as coisas que eu falho mais.

E fora do campo, como te defines? O que é que mais gostas de fazer?
Sou uma pessoa normal, sou um rapaz simples. Gosto de estar em casa, estar com a namorada, com os amigos.

Quais os teus objetivos para este ano? E no futuro?
A nível individual espero evoluir para atingir outro patamar, a nível coletivo continuarmos a fazer uma boa época e se possível subir de divisão, que era o ideal.
No futuro espero ir o mais longe possível.

Onde te vês daqui a 5 anos?
Espero ser profissional de futebol, se possível jogar numa 1ª ou 2ª liga (risos). Gostava muito e vou trabalhar para isso!

Qual a tua melhor época até agora?
Para mim esta está a ser a melhor, acho que tenho estado bem e tenho ajudado o grupo. Temos estado bem, os resultados dizem isso e o grupo é muito bom.

Cristiano Ronaldo ou Messi?
Cristiano Ronaldo.PES ou Fifa?
PES.Verão ou Inverno?
Verão.Golo ou assistência?
Golo.

TV ou internet?
Televisão.

Carne ou Peixe?
Carne.

Como correu a tua passagem nos juniores do Boavista FC?
Foi uma boa passagem, apesar de no início ter sido bastante complicado, pois era um grupo novo e tive de me adaptar. Nos primeiros jogos nem convocado fui, mas depois o treinador mudou e comecei a jogar mais. Foi um bom ano em que aprendi bastante.

Houve alguma hipótese de ficares ligado ao clube?
Eu cheguei a integrar a pré-época, mas como eles faziam treinos bidiários e eu andava na escola e não deu para continuar.

Porquê que voltaste ao SCRT?
Tive muitos anos aqui e é um clube que eu gosto. Está numa divisão que tem visibilidade, sou jovem e tenho que jogar. O clube dá-me condições para eu evoluir.

Jogas no clube há muitos anos, tens notado alguma evolução?
Sim, tenho! O clube tem evoluído muito. Temos boas condições, as pessoas ligadas ao clube dão-nos bastante apoio. O Presidente está sempre com o grupo e nós sentimo-nos bem com isso. O ambiente no clube é muito bom.

Como defines o grupo?
Temos um bom grupo, um grupo unido, não há aquelas divisões no balneário. O bom ambiente dentro do balneário tem-se notado dentro de campo.

Tens alguma razão especial para usares o número 18?
Não. É um número que eu gosto e quando vim para cá estava disponível.

Qual o golo mais bonito que marcaste até hoje?
Na época passada contra o CF Serzedo, marquei 2 bons golos, mas o último de livre aos 93 minutos para mim foi o mais bonito que marquei até hoje.

Qual o melhor jogador com quem jogaste no Sport? Jogador favorito a nível mundial?
Nos seniores foi o Miguel, sem dúvida. Na formação foi o Ivo Rodrigues, que agora joga na equipa B do FC Porto, na altura ainda éramos miúdos mas ele já tinha muita qualidade.
A nível mundial, Cristiano Ronaldo, sempre gostei muito dele.

Já tiveste ou tens algum apelido dentro do balneário?
Agora não, mas nas camadas jovens, um colega meu apelidou-me de “Sapo”, porque eu fazia parkour e andava sempre aos saltos (risos).

Uma coisa que tenhas feito na vida que te orgulhas?
Não tenho nada assim de muito especial, mas orgulho-me de tudo aquilo que faço, não me arrependo de nada, sigo sempre o meu instinto

Estudas ou trabalhas?
Neste momento estudo, estou acabar o 12º ano. No futuro gostava de seguir algo relacionado com o desporto, porque é aquilo que eu mais gosto.

 

Dados estatísticos – Época 2014/2015

Competição Adversário Res. Minutos Golos
Elite AF Porto Gens (f) 2-2 90
Elite AF Porto Padroense (c) 4-0 84
Elite AF Porto Aliança Gandra (f) 1-1 84
Elite AF Porto Perafita (c) 1-0 87
Elite AF Porto Candal (c) 2-1 89
Elite AF Porto Vila Meã (f) 2-0 85 1
Elite AF Porto Paredes (c) 2-1 86
Elite AF Porto Aliados Lordelo (f) 0-1 70
Elite AF Porto Valadares Gaia (c) 2-0 69
Elite AF Porto Leça (f) 1-0 75
Elite AF Porto Grijó (c) 2-1 83 1
Elite AF Porto Oliveira do Douro (f) 0-0 60
Elite AF Porto Lixa (c) 2-0 90
Elite AF Porto Varzim B (f) 0-2 81
Elite AF Porto São Pedro da Cova (c) 1-3 90 1
Elite AF Porto CF Serzedo (f) 2-1 90
Total 16 jogos 1313 3

 

Jogo Extra – Ferrari

Como tínhamos explicado, o espaço “Jogo Extra” foi criado a pensar em toda a comunidade Riotintense. Assim, esta semana entrevistamos o capitão da nossa equipa Junior, Bruno Silva, conhecido por “Ferrari”, que nos deixou o seguinte testemunho:

JOGO_EXTRA_FERRARI Bilhete de Identidade:Nome: Bruno Miguel Cunha Alves da Silva “Ferrari”Data de nascimento: 27-03-1996

Naturalidade: Rio Tinto

Nacionalidade: Portuguesa

Posição no terreno de jogo: Defesa Esquerdo

Qual a razão da alcunha “Ferrari”?
Surgiu no meu primeiro clube, no SC Montezêlo, porque em relação aos meus colegas era muito rápido, daí passou para a escola e até agora tem ficado.

Porque decidiste praticar futebol e não uma outra modalidade?
Sempre gostei de praticar esta modalidade! Quando era miúdo nunca estava em casa, estava sempre no pátio a jogar futebol com os meus amigos.

Com que idade começaste a praticar futebol?
Sempre joguei, desde criança. Comecei a praticar futebol federado aos 13 anos.

Fizeste todo o teu percurso no S.C.Rio Tinto?
Não. Joguei no SC Montezêlo uma época, depois estive mais 1 época no Estrelas FC Fânzeres e por último ingressei no SC Rio Tinto, onde estou à 4 temporadas.

A tua família sempre te apoiou ?
Sim, sempre! O meu pai foi sempre quem mais me apoiou, mas a minha mãe também sempre me pergunta como é que as coisas correm. Tenho essa sorte, não me posso queixar de falta de apoios da minha família.

Fala-se muito da importância da formação nos clubes Portugueses, sentes que o SC Rio Tinto te dá condições para fazeres uma boa formação?
Sim, claro, o clube dá boas oportunidades, até porque já treinei algumas vezes com os séniores. Sempre me deram tudo aquilo que precisei, não tenho razões de queixa. Sinto-me bem neste clube, gosto de estar cá.

Sentes alguma diferença entre a atual Direção e Direções anteriores?
Sinto algumas diferenças, sobretudo nos apoios que dão aos atletas, nas últimas duas épocas sinto isso. As pessoas estão sempre presentes e importam-se com os atletas que defendem o clube.

Gostavas de vir a integrar o nosso plantel sénior ?
Quem é que não queria? (risos) O meu grande objetivo é esse!

Em que circunstâncias é que foste chamado a trabalhar com o plantel sénior?
Na época passada fiz uma excelente temporada e os diretores e treinadores decidiram presenciar ( presentear ) o trabalho que realizei com a chamada aos séniores para fazer a pré-época.

Que diferenças notas-te?
As diferenças são grandes! Muito mais intensidade de jogo/treino entre outras coisas. Receberam-me bem e acho que dei tudo aquilo que tinha.

Estudas ou trabalhas?
Estudo. Estou no 11º ano, depois de terminar o secundário espero ir para a faculdade, fazer uma licenciatura em desporto tirar desporto.

Água ou Coca-Cola?
Água.PES ou FIFA?
PES.Branco ou Preto?
Branco.

Verão ou Inverno?
Verão.

TV ou Internet?
Internet.

Cristiana Ronaldo ou Messi?
Cristiano Ronaldo.

O que é que mais gostas de fazer?
Gosto muito de estar fora de casa, passear, sair com os amigos, estar com a namorada. Não gosto nada de sair à noite.

Porque é que usas o número 23?
Por causa da aparição de Fábio Coentrão no Mundial de 2010! Usava o número 23, joga na minha posição e é o meu ídolo. Sempre o tentei seguir e identifico-me na maneira de jogar com ele.

Qual o melhor jogar com quem jogaste no SC Rio Tinto?
Foram vários! O Pinho destacava-se muito, mas também o Jean, que agora está nos séniores.

E nos séniores, que jogador gostavas mais?
Até á temporada passada era o Miguel, sempre gostei de o ver jogar. Esta época é o Maga, pois tem marcado golos e ajudado a equipa.

 

Ferrari

Ao nosso capitão, o nosso muito obrigado, por nos ter concedido esta entrevista, desejando, extensível a todo o plantel, os maiores sucessos, quer desportivos, quer pessoais.

Força Sport Clube de Rio Tinto!

Jogo Extra – Jean

Esta semana, decidimos entrevistar o número 11 do plantel senior, Jean, que cumpre a sua 9ª temporada de amarelo e preto e a sua 1ª no plantel senior.

Bilhete de Identidade:
Nome: Jean Almeida
Idade: 18 anos
Naturalidade: Porto
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 1,79 cm
Peso: 59 kg

Quais os teus pontos fortes no campo? O que achas que mais tens de trabalhar?
Acho que sou um jogador tecnicamente evoluído e com muita vontade de trabalhar para conseguir os meus objetivos.
Tenho de trabalhar muito a nível físico, fazer ginásio, ganhar força muscular, que é o que me falta, para quem sabe um dia, chegar a outros patamares.

E fora do campo? Como te defines?
Sou uma pessoa normal, como outro qualquer. Sou um bom amigo, divertido e interajo bem com as pessoas.

Como está a ser a adaptação ao futebol senior?
Uma experiência totalmente diferente daquilo que estava habituado! Dentro do balneários os meus colegas ajudaram-me a integrar da melhor maneira e neste momento só tenho que agradecer a eles por tudo o que têm feito por mim, pela forma fantástica que me receberam.

Jogaste sempre no SCRT, qual o teu melhor ano?
Era Juvenil de 1º ano, subi de divisão e marquei alguns golos. Foi uma época de altos e baixos, mas sobretudo conseguimos atingir os nossos objetivos.

Cristiano Ronaldo ou Messi?
Cristiano Ronaldo. 

PES ou Fifa?
PES.


Verão ou Inverno?

Verão.


Golo ou assistência?

Assistência.


TV ou internet?

Televisão.

Qual o melhor jogador com quem jogaste nas camadas jovens do SCRT ?
Domingos Gomes! Neste momento está no Moura AC, do Campeonato Nacional de Seniores. Era um miúdo reguila, ninguém dava nada por ele, começou a trabalhar e a ser humilde e até já foi à Seleção Angolana de sub-20.

Que diferenças encontras entre o futebol sénior e de formação? Qual foi o maior choque, se é que houve?
Nota-se muitas diferenças, as condições de trabalho, a estrutura é muito profissional, as mentalidades são totalmente diferentes! Estou a gostar muito desta experiência!
O choque que tive foi positivo, foi ver um grupo com muita qualidade e totalmente focado em cumprir os objetivos.

Quais os teus objetivos para este ano?
Os objetivos que planeei já estão cumpridos! Tenho sido opção e agora só tenho de trabalhar ainda mais para continuar a ser e para evoluir.

Os teus colegas receberam-te bem? Foste “praxado”?
Sim! Tive a sorte de não me praxarem os meus colegas receberam-me de braços abertos. Temos um grupo fantástico e agradeço-lhes por tudo o que têm feito por mim.

Algum jogador do Sport que olhes como modelo a seguir?
O Bruno Costa, porque joga na minha posição, mas também o Maga, que foi quem mais me ajudou a integrar neste plantel, e só lhes tenho a agradecer.

Jogador favorito no Sport e jogador favorito no futebol mundial.
Na atualidade o Maga, no passado o nosso amigo Miguel. Em termos de futebol mundial, o Cristiano Ronaldo.

Já representas o clube há alguns anos. Tens sentido alguma evolução?
No meu primeiro ano de sénior tive a sorte de entrar este Presidente, que ama mais o clube que nós todos juntos! Durante os meus outros 8 anos, parecia que os Presidentes não queriam muito saber de nós, até porque podíamos ter tido melhores resultados e não os tivemos porque sentíamos pouco apoio e isso notou-se ano passado, em que tínhamos uma boa equipa e acabamos por descer de divisão, mas faz parte do passado, agora, o clube, está em boas mãos. Mas com isto não quero dizer que os outros Presidentes não tivessem feito o seu trabalho, porque nota-se que o clube tem evoluído.

Usas o número 11 por alguma razão especial? Qual a razão para escolheres esse número?
Não, gosto mais do 7, mas ainda não tenho estatuto para pedir esse número, daí ter escolhido o 11.

Qual o golo mais bonito que marcas-te?
Foi contra o AC Bougadense, um golo de pontapé de bicicleta, no escalão de iniciados.

De que é que mais te orgulhas na tua vida?
Dentro do futebol orgulho-me de ter sido sempre humilde, fora do campo a minha família e os meus amigos, que sempre me apoiaram, são o meu orgulho.

Estudas ou trabalhas?
Estudo, estou a terminar o 12º ano.

 

Dados estatísticos – Época 2014/2015

Competição Adversário Res. Minutos Golos
Taça Brali Gens SC (c) 1-0 08
Taça Brali AD S Pedro da Cova (f) 1-1 61
Elite AF Porto Padroense (c) 4-0 06
Elite AF Porto Aliados Lordelo (f) 0-1 26
Elite AF Porto Oliveira do Douro (f) 0-0 15
Elite AF Porto Lixa (c) 2-0 06
Total 6 jogos 122

 

Jogo Extra – Maga

Vamos dar início neste espaço a uma nova rubrica em que iremos tentar dar a conhecer a comunidade do Sport Clube de Rio Tinto a todos os que nos seguem e visitam. Iremos entrevistar jogadores, directores, associados e todos os que fazem parte da família do nosso clube e que diariamente vestem de amarelo e preto.

Para dar início a este novo espaço decidimos entrevistar o actual melhor marcador da Divisão Elite Pró-Nacional, o nosso camisola 7, Maga.

Jogo_EXtra_Maga Bilhete de Identidade:
Nome: Tiago Magalhães
Idade: 26 anos
Naturalidade: Sé
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 1,85 cm
Peso: 70 kg

É esta a tua melhor época?
Através dos resultados poderemos dizer que sim, no entanto, houve outras épocas bastante boas. Os golos é que têm aparecido mais esta época, e tanto eu, como o clube temos que estar contentes por isso.

O que mudou do ano passado para este para estares a marcar tanto?
Não consigo dar uma resposta concreta. São fases e estou a aproveitá-la! Espero que ela se mantenha por muito mais tempo. Sou mais um na equipa e estou a aproveitar para fazer golos.

Quem é o Maga jogador? Como te defines?
É uma questão sempre difícil de responder, é mais fácil deixar ao critério de outras pessoas, mas defino-me como um jogador de área e talvez nesta época mais oportuno que nas outras épocas.

E fora de campo? Interesses fora da bola?
Variadíssimos! Gosto de desporto, não só de futebol, de estar com os amigos, de ir a umas festas de vez em quando, o normal.

O melhor jogador com quem jogaste ou defrontaste?
Rui Pedro! Quando estava nos juniores do Boavista FC, ele estava no FC Porto e defrontámo-nos. Agora ele representa a Académica depois de ter estado no Cluj, da Roménia.

Com a 1ª posição, como sentes que está o grupo? Como defines o grupo?
Estamos bastante confiantes, sabemos que agora somos um alvo a abater porque se nós estivéssemos noutra posição também gostaríamos de ganhar aos que vão à frente, é sempre mais motivante.
É um grupo jovem, está à vista de todos, há coisas boas e coisas más, mas uma coisa que realmente eu sinto é que somos todos ambiciosos, incluindo também os mais velhos que também são ambiciosos e nesse aspecto estamos muito bem, porque conseguimos aliar jogadores jovens com alguns mais experientes. A palavra que define este grupo é ambição!

Em que posição gostas mais de jogar, avançado ou extremo?
Neste ano não ocupo uma posição específica, eu e o Paulo temos alternado mais, às vezes com o Rui também. Mas a posição que me sinto mais confortável é a avançado.

Cristiano Ronaldo ou Messi?
Cristiano Ronaldo.

PES ou Fifa?
PES.

Verão ou Inverno?
Verão.

Golo ou assistência?
Golo.

TV ou internet?
Internet.

Sem-Título-Maga_01


Tens 26 anos, ainda pensas atingir outros patamares?
É certo que tenho 26 anos, mas enquanto eu jogar tentarei alcançar mais e melhor! Enquanto tiver a jogar tentarei sempre dar o meu melhor e atingir outros patamares.

Na Divisão de Elite há jogadores com qualidade? Até agora quais as equipas que mais destacas?
Claro que sim! Há muitos jogadores que podem atingir e dar uma boa resposta noutros campeonatos, há jogadores com grande qualidade!
Gostei do Aliados FC Lordelo, não foi por termos perdido, mas têm uma equipa experiente. O Valadares Gaia FC tem uma boa troca de bola.

Falando do Sport, o que achas do nosso clube?  E para os atletas?
É um clube que está a crescer e que está a ter os apoios necessários. Já tinha estado cá e nota-se algumas diferenças. O clube está no bom caminho!
O clube tem muito boas condições, elas estão cá! Para dar o passo seguinte, é necessário que a formação venha para aqui, e penso que os responsáveis do clube estão a trabalhar nisso! A formação é o futuro dos clubes e um clube como o SC Rio Tinto tem que apostar nisso, pois com a conjuntura financeira é difícil suportar os gastos. Tem que haver uma maior interacção da formação connosco.

Em 14 jogos tens 10 golos, achas que consegues manter esta forma?
Era óptimo! Trabalhamos bem e gostávamos que isso acontecesse, tanto eu como a equipa, no entanto se conseguirmos ganhar sem eu marcar é bom na mesma!

Qual o golo mais bonito que marcaste?
Quando jogava nos juvenis do GD Águas Santas, um cruzamento de um colega meu e finalizei de primeira de fora da área.

Sem-Título-Maga_02

Dados estatísticos – Época 2014/2015

Competição Adversário Res. Minutos Golos
Taça Brali UD Valonguense (f) 0-1 90
Taça Brali Gens SC (c) 1-0 90 1
Elite AF Porto Gens SC (f) 2-2 90 2
Elite AF Porto Padroense FC (c) 4-0 80 1
Elite AF Porto Aliança FC Gandra (f) 1-1 90
Elite AF Porto FC Perafita (c) 1-0 90
Elite AF Porto CD Candal (c) 2-1 90 2
Elite AF Porto AC Vila Meã (f) 2-0 90 1
Elite AF Porto União SC Paredes (c) 2-1 90 1
Elite AF Porto Aliados FC Lordelo (f) 0-1 90
Elite AF Porto Valadares Gaia FC (c) 2-0 90
Elite AF Porto Leça FC(f) 1-0 85 1
Elite AF Porto AD Grijó (c) 2-1 90 1
Elite AF Porto CF Oliveira do Douro (f) 0-0 45
Total 14 jogos 1200 10

Seniores – Resumo da Jornada 10 e Comentário do Treinador

Domingo em cheio para a equipa senior, com uma vitória importante em Leça, num estádio onde nunca na sua história os Sport Clube de Rio Tinto tinha ganho. Esta vitória permitiu-nos alcançar, pela primeira vez esta época, o 1º lugar da tabela, aproveitando o deslize em casa do anterior líder, Oliveira do Douro. Magalhães continua com o seu sublime início de época e facturou mais um golo, o 9º em 10 jogo de campeonato

Sérgio Machado, chefe da equipa técnica, viu assim a partida do fim de semana:

“Foi mais um jogo muito bem conseguido da nossa equipa, contra uma equipa que tem tido bons resultados e que estava perto de nós na classificação, uma equipa que por norma faz sempre golos e nós sabíamos disso, preparamo-nos para tentar anular os melhores aspetos do jogo do Leça FC, sobretudo o processo ofensivo deles que está muito bem definido e conseguimos isso! Os jogadores foram mais uma vez inexcedíveis, entenderam perfeitamente aquilo que lhes foi pedido.

10007390_373144242810504_6620235315582491400_n

Não foi um jogo com muitas oportunidades de golo, onde depois do golo do Maga não concedemos espaço ao nosso adversário e conseguimos segurar o resultado. Além de estarmos a conseguir concretizar bem, o nosso processo defensivo está cada vez melhor assimilado e quando isso acontece estamos sempre mais perto de ganhar.

Estarmos em 1º lugar neste momento não é importante, fundamental é jogo a jogo somarmos os três pontos e ir vendo o que as outras equipas vão fazendo, se nos vão conseguir acompanhar assim como nós veremos se temos plantel para a época toda. O importante é termos noção que não chega 10 jogos, são 38 e o nosso objetivo é criar alicerces para que esta equipa aguente esses 38 jogos nesta senda e se isso continuar claramente que vamos acabar bem classificados, se vamos ficar em 1º, 2º ou 3º não sei, é importante é quando faltar 10 jogos nós estarmos lá na luta com mais algumas equipas, mas para isso acontecer temos de continuar neste ciclo, para mostrarmos o clube que somos, a equipa que somos e o grupo fantástico que temos!”

Resultados e classificação após a 10ª jornada:

[phpleague type=fixture id=10]

[phpleague id=1 type=table latest=true style=general]