Vitória em terreno complicado

A equipa senior do SC Rio Tinto deslocou-se hoje ao Complexo Municipal de Lavra para defrontar a UD Lavrense em encontro da 8ª Jornada do Campeonato. O terceiro embate entre os dois emblemas a nivel senior e que terminou com uma vitória da nossa equipa.

Depois do belo jogo que a equipa nos proporcionou na jornada anterior estamos com a confiança em alta e, achamos nós, este jogo irá ser um dos mais importantes desta época até ao momento. O Rio Tinto fez uma bela exibição a semana passada mas agora é muito importante manter as boas exibições e amealhar pontos. Na época transacta a deslocação a Lavra culminou num empate tirado a ferros já nos últimos minutos da partida, num campo dificil frente a uma equipa bem montada por António Gaiteiro.

A equipa que iniciou a partida, Maga, Paulo, Bruno, Boni, Careca, Carlos, André, Jorge, Simão, Matos e Macieira

A equipa que iniciou a partida, Maga, Paulo, Bruno, Boni, Careca, Carlos, André, Jorge, Simão, Matos e Macieira

O Sport entrou em campo com a mesma equipa da semana passada (Matos, Simão, Jorge, Boni, Macieira, André, Careca, Carlos, Maga, Paulo e Bruno Teixeira). 

Do lado dos visitados reconhecemos Carlitos e Mata que já equiparam de amarelo e preto.

Primeira Parte

A equipa da casa entrou melhor em jogo com mais posse de bola, focada no ataque e a pressionar a todo o campo. Aos 10′ num livre marcado da esquerda para a direita da baliza de Matos a bola entra mesmo na baliza do Sport mas o fiscal de linha prontamente levantou a bandeirola e o golo foi assim anulado. A pressão dos locais manteve-se e o Rio Tinto não conseguia pegar no jogo, passes falhados, bola pelo ar e várias bolas perdidas demonstravam que a equipa não entrou bem em jogo.

Magalhães, o Pensador

Magalhães, o Pensador

Aos 21′ o Camisola 7 (que vai para sempre ser conhecido como “camisola 7” ao longo deste artigo uma vez que não encontramos o nome do homem nem no zerozero nem no site do clube) remata de primeira à entrada da grande área do Sport e inaugura o marcador com um belo golo. Matos ainda toca na bola mas a mesma levava selo de golo.

Passados 2 minutos Ricardinho salta do banco para a “pista de aquecimento”.

Após o golo do Lavrense a nossa equipa tentou pegar no jogo e reagir mas mantinha-se a toada de passes falhados e bolas perdidas. Basicamente, aquele futebol que nos entusiasmou em Gaia e em Rio Tinto nas jornadas anteriores não marcava presença no Municipal Lavrense. Os lances de perigo do Sport eram algo atabalhoados, com pontapé para a frente e ressalto na canela.

Bruno Teixeira a cabecear para golo

Bruno Teixeira a cabecear para golo

No entanto, lentamente a equipa do Sport conseguiu equilibrar a partida. A UD Lavrense sempre muito ofensiva (com mais coração que cabeça muitas vezes) nunca desistiu de tentar ampliar a vantagem e criar perigo na área de Matos. O Sport começou a trocar mais (e melhor) a bola e à meia hora de jogo Macieira bate um livre para a área, a castigar falta sobre Careca, que foi finalizado por Bruno Teixeira numa bela cabeçada. O número 30 do Sport a marcar ao minuto 30.

A equipa matosinhense foi rápida a reagir e aos 32′ o Camisola 16 tentou imitar o parceiro (Camisola 7) mas desta feita a bola não levava selo de golo. Um minuto depois o Camisola 7, num belo pormenor de calcanhar, isola Carlitos que frente a frente com Matos consegue introduzir a bola na baliza do Sport mas novamente o golo a ser anulado, desta feita por fora-de-jogo. No primeiro golo anulado não percebemos muito bem o que se passou (somos leigos no que diz respeito à prática do futebol e ainda mais nas leis do jogo) mas neste “golo” ninguém de Lavra protestou. Portanto tendo em conta o nível de protestos durante o jogo e especialmente naquele primeiro golo, temos confiança suficiente para dizer que o Carlitos estava mesmo em fora-de-jogo neste lance.

Macieira no corte, Ricardinho no aquecimento

Macieira no corte, Ricardinho no aquecimento

O Sport não se deixou ficar e Macieira bate novo livre para área adversária onde, após alguns ressaltos, a bola sobra para Paulo que já perto da pequena área tenta introduzir a bola mas sem sucesso. Ainda houve ali mais um ou outro ressalto mas a bola saiu para canto.

Ao minuto 44 o Camisa 16 (outro elemento acerca do qual desconhecemos o nome) tenta novamente imitar o golo do Camisola 7 mas novamente sem sucesso.

Magalhães, o Pensador a fazer o segundo para o Sport

Magalhães, o Pensador a fazer o segundo para o Sport

Aos 45′ Magalhães recebe a bola na esquerda, dribla vários adversários, flecte para o centro do terreno, remata colocado e coloca o Sport na dianteira da partida. O jogo termina pouco depois e o Sport vai para o balneário com a reviravolta feita.

Intervalo, Ambiente e Bar

As equipas recolhem aos balneários e a terceira equipa a sair do terreno de jogo é vaiada pelo público local. A criatividade dos insultos às progenitoras dos visados deixaram muito a desejar. Aproveitamos para visitar o bar local e, apesar da extrema simpatia de quem está atrás do balcão, o panado é médio/fraco na nossa opinião.

Anotamos ainda que estava pouca gente presente na bancada tanto do lado de Lavra como de Rio Tinto. Uma bela tarde de bola que muita gente optou por não assistir. Tendo em conta as filas que vimos na A28 o mais certo é ter ido tudo para os centros comerciais às compras, mas o Complexo de Lavra tem uma superfície comercial mesmo ao lado, com estacionamento fácil e grátis. Para a próxima vez podem prometer levar a Maria às compras, só que em vez de irem para a confusão dos shoppings vão até Lavra, estacionam o carro no supermercado e dizem “Oh Maria eu fico aqui à tua espera” e vão ver a bola enquanto ela vai às compras.

Segunda Parte

Recomeça a segunda parte com Maga a segurar a bola na linha lateral, desmarca Macieira que cruza para a àrea onde Paulo chega uma fracção de segundo atrasado e consegue apenas raspar na bola. Aos 50′ mais uma bela jogada com Simão e Carlos (achamos nós) e a bola é metida no miolo da área onde Paulo abre as pernas e deixa a bola passar para alguém que não estava lá. O Sport a entrar em campo com uma atitude completamente diferente, a ir atrás do golo, a trocar a bolinha com os pés e acima de tudo com cabeça. 

Paulo, em bom plano na segunda parte

Paulo, em bom plano na segunda parte

O Camisola 7 voltou a visar a baliza de Matos aos 58′ com a bola a passar muito perto do poste (houve quem festejasse mais um golo que depois não o foi), e aos 60′ o recém-entrado número 6 (que também não tem nome) apanhou uma bola solta à entrada da àrea e num pontapé de belo efeito acertou em cheio na barra da baliza riotintense.

Ao minuto 64 finalmente o aquecimento de Ricardinho chegou ao fim e entrou em campo para substituir Paulo.

Aos 68′ Carlitos tem uma oportunidade já dentro da área mas a jogada termina pela linha final, aos 78′ mais um remate muito perigoso da UD Lavrense com Matos em bom plano, no canto resultante a bola andou ali perto mas não chegou a entrar.

Ao minuto 80 alguém do banco do Lavrense começa a bater no banco e a puxar pela equipa, qual capo matosinhense, infelizmente ninguém na bancada pegou no cântico. É sempre bonito ver jogadores que para além de usar, sentem a camisola e tentam ajudar/empolgar os colegas de equipa, mesmo que não seja da melhor maneira. Um minuto depois Diogo e Joel entram em campo por troca com Carlos Sousa e Bruno Teixeira, Pedro Ferreira a antecipar o ataque final do adversário à baliza de Matos e a colocar mais uma peça defensiva no meio-campo.

Aos 86′ o Camisola 7 é o autor de mais um belo remate à baliza do Rio Tinto, mas mais uma vez sem frutos.

Mais um contra-ataque

Ricardinho a comandar um contra-ataque

Já nos descontos o Camisola 19 do Sport (Joel) faz falta ainda no meio-campo do Lavrense e por isto o Camisola 29 do Sport (Diogo) levou cartão amarelo. Na nossa opinião é bem-feita para o Camisola 29, quem é que te mandou entrar em jogo ao mesmo minuto que o Camisola 19? E estares a alguns metros de onde a falta foi feita? E a cor da tua camisola também é amarela? E, como se não bastasse, também és um Camisola “9”.  Então toma lá um amarelo gratuito e sem sentido.

O final da partida chegou passados poucos minutos e o trio de arbitragem voltou a ser brindado com um coro de insultos de fraca criatividade.

Galeria

Destaques e Táctica de Bancada

A equipa do Sport entrou mal no jogo, com muitas bolas perdidas, passes mal feitos e sem grande cabeça nos movimentos ofensivos. Conseguiu equilibrar a partida a meio da primeira parte e conseguiu ter algum controlo de jogo até meio da segunda parte. Começou mal, deu a volta ao texto e no final acabou a defender (com vários contra-ataques que não levaram o melhor caminho). Paulo esteve mais apagado na primeira parte mas entrou muito bem no segundo tempo, com vários roubos de bola e oportunidades de golo. Carlos Sousa esteve num plano positivo também com passes decisivos. Destaque ainda para Magalhães, não só pela pose de Pensador, mas por mais um golo (assim como Bruno Teixeira).

A equipa não fez um jogo entusiasmante como na semana passada mas não foi, de todo, um mau jogo, afinal de contas os 3 pontos vieram para Rio Tinto. A equipa de Lavra muito cedo tentou tomar conta do jogo e sempre com muita vontade pressionou desde o primeiro minuto o portador da bola, o Sport demorou algum tempo a ajustar-se ao jogo mas quando o conseguiu fazer deu a volta ao resultado e entrou muito forte na segunda parte, podendo ter aumentado o marcador por mais que uma vez. Na fase final o Lavra tentou empatar com todos os meios que tinha e a equipa do Sport acabou por descer (e bem) no terreno na defesa da baliza de Matos.

Na equipa de Lavra destaque para o Camisola 7 e Carlitos que foram sempre os mais inconformados na segunda parte e estiveram em bom plano no geral.

Resultados da Jornada

[phpleague type=fixture id=322]

Muitas equipas da frente a perderem pontos nesta jornada, nomeadamente o Boavista com a primeira derrota, e o Valadares a empatar na Póvoa. Pedrouços e Leça são quem mais benefício retira chegando ao 4º e 2º lugar respectivamente.

Próxima Partida

Com esta vitória o Sport ocupa a 11ª posição da tabela enquanto o Lavrense caiu para último. No próximo domingo O SC Rio Tinto recebe o Boavista (B) que nesta jornada perdeu frente ao Maia Lidador e ocupa a segunda posição classificativa. Não há registo de encontros ante o Boavista no escalão senior.

 

 

Esta crónica/sátira é exclusivamente da autoria do Sérgio que não percebe nada de bola, vê mal ao longe, escreve como aprendeu na escola (sem AO) e não aceita (nem faz) crónicas/sátiras por encomenda.

Comentários

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.