Jogo Extra – António Gonçalves

Entrevistamos na passada quarta-feira (2015-06-10) o responsável máximo pela Academia do Clube, sobejamente conhecido pela massa associativa do Sport Clube de Rio Tinto, de seu nome António Gonçalves (Toni), que nos deixou o seguinte registo:

Bilhete de Identidade
Nome
: António Manuel Castro Gonçalves
Idade: 20-01-1970
Naturalidade: Campanhã
Nacionalidade: Portuguesa
Associado: 743

Quem é o António Gonçalves?
O António Gonçalves é uma pessoa que gosta de socializar, de conviver com as pessoas. Uma pessoa que gosta de viver e que gosta de ser feliz.

Quando aceitou o convite para dirigir a Academia do Clube, fê-lo de forma imediata, ou, pelo contrário, teve que refletir?
Não tive qualquer tipo de reflecção! O meu espirito de solidariedade não me deixa refletir nesse tipo de coisas, estou na vida para ajudar as pessoas, seja naquilo que for. Aceitei de imediato pois gosto de ajudar e gosto do SC Rio Tinto.

Variadissimas pessoas, de vários quadrantes do Clube, têm feito uma referência positiva ao trabalho desta Direção, de que faz parte! Considera que a actual equipa de dirigentes do Clube pode levar o Clube a atingir patamares mais altos?
Com esta direção podemos atingir patamares muito mais altos. Tem pessoas muito competentes, pessoas dedicadas, organizadas e que estão a pôr o Clube noutro patamar.

JOGO_EXTRA_dentrotoni01

O que considera mais importante na formação de um atleta?
Sinceramente, para mim não me interessa se os “miúdos” sabem jogar à bola, o que é importante é que sejam boas pessoas! E se eles forem boas pessoas e bons cidadãos, para mim é fantástico.

Temos constatado, pelas opiniões de variadíssimos pais de atletas da nossa escola, que têm elogiado, e de que forma, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Academia. Este espirito é para manter?
É, claro. Tenho que agradecer ao Prof. André Queirós, que é um trabalhador incansável na nossa Academia, ao João Duarte e ao nosso Presidente. Este espírito é para manter e para melhorar, tivemos algumas lacunas este ano, lacunas essas que vão ser corrigidas e melhoradas para o próximo ano. Um dos maiores problemas neste momento é a falta de diretores na Academia, porque já temos 90 “miúdos” para um diretor, um secretário e um treinador, é pouco, e para o ano vamos corrigir isso.

Temos acompanhado a forma como se dedica e empenha quando tem que organizar algum evento que envolve os nossos atletas mais jovens. Tem sido para si um prazer e uma realização pessoal proporcionar todas as condições aos nossos monitores e atletas?
Claro que é um grande prazer para mim. É um enorme gosto. E é como eu digo, se eu não fizesse isto teria que estar a fazer outra coisa qualquer. Por exemplo, chegar ao final de um torneio, que já organizei, e ver a felicidade dos “miúdos” e dos familiares enche-me o coração. Fazer o que faço aqui deixa-me muito realizado.

Sabemos que o seu trabalho, não é um acto solitário. Fale-nos um pouco da equipa que coordena e que tão bons resultados tem conseguido.
A minha equipa é fantástica! Não querendo individualizar, estou acompanhado de excelentes pessoas, que se dedicam àquilo que fazem e que fazem um trabalho espetacular! Só vou individualizar num caso, que é o do Prof. André Queirós. Uma pessoa que no início teve ali uma vírgula ao lado do nome e agora tem um ponto de exclamação, dedica-se muito à nossa Academia.

JOGO_EXTRA_dentrotoni02

Fale-nos um pouco sobre o torneio “Rio Tinto CUP-2015”, que, tanto quanto sabemos, vai juntar cerca de 500 atletas durante o próximo fim de semana 20 e 21-06-2015?
Para começar, este Clube sem a ajuda de terceiros não conseguia ter o sucesso que tem, como por exemplo, a realização da Gala. O Clube vive da solidariedade das pessoas, que muitas delas ajudam o Clube mas não querem protagonismo. E a “Rio Tinto Cup-2015” enquadra-se nesse espirito de solidariedade das pessoas. Vai ser o maior evento de sempre. Um torneio que vai contar com 17 clubes, 36 equipas e 500 atletas.
Peço às pessoas que apareçam e que desfrutem deste fantástico evento!

O interesse pela nossa Academia tem vindo a aumentar a avaliar pela entrada constante de novos alunos que semanalmente registamos. Qual é o segredo deste sucesso?
É a simpatia do João Duarte, é aquele membro que compra um burro a uma pessoa, pinta-o de azul e depois vende o burro a essa mesma pessoas (risos). O João Duarte sabe cativar as pessoas. Eu penso também que as pessoas confiam em nós. Somos pessoas do povo, com gente séria, que por vezes comete uma falha ou outra, mas que trata os “miúdos” com um carinho e um amor enorme. O principal segredo do sucesso é sermos boas pessoas, e o resto vem por acréscimo.

Partilha da nossa opinião quando dizemos que a melhor publicidade que se pode fazer ao trabalho realizado por si e pela sua equipa, é aquela que os pais dos nossos atletas levam de boca em boca?
Sim, claro. Aliás, eu a qualquer lado que vá, seja o sítio que for, se tiver um “miúdo” a brincar à minha beira, a primeira pergunta que eu lhe faço é se joga futebol. Temos alguns “miúdos” que vieram para cá através dessa publicidade, que muitas pessoas fazem.

Fale-nos um pouco das dificuldades que tem que ultrapassar no dia-a-dia da vida da nossa escola?
Para as dificuldades que aparecem nós temos logo soluções para elas. Nós resolvemos os problemas em cima do joelho, não paramos para pensar, pois por vezes temos de fazer as coisas no momento.
Se o número de “miúdos” continuar a crescer, aí sim, vamos ter algumas dificuldades, dificuldades essas que são boas, e que nós com certeza que iremos arranjar soluções.

Tivemos cá o nosso atleta sénior Jorge Pereira, que também faz parte da equipa de monitores da nossa escola e que deixou largos elogios à forma como se tem trabalhado na Academia. Existe algum critério para selecionar os nossos monitores? 
Sim, existe critério. Os nossos monitores não têm que ter na mão um diploma de treinador de futebol, mas têm que estar na área do desporto, por exemplo, a tirar uma licenciatura. Temos excelentes monitores.

JOGO_EXTRA_dentrotoni03

Como é que define, hoje, o SC Rio Tinto? 
No geral, o SC Rio Tinto está muito bem! Tem conseguido dar a volta a alguns problemas que houve no passado recente, graças aos dirigentes que por cá têm passado. Dentro do Clube temos equipas de trabalho fantásticas, que fazem um grande trabalho. Neste momento o SC Rio Tinto vende saúde.

Por último, pedimos que deixe uma mensagem a todos os Riotintenses.
Sejam felizes!

Ao nosso Diretor, António Gonçalves, para nós Toni, deixamos aqui o nosso mais profundo agradecimento por tudo quanto de si tem dado ao nosso Sport Clube de Rio Tinto. A grande dedicação, a grande paixão, que coloca ao serviço do nosso clube, muitas vezes prejudicando a atenção devida à sua vida familiar, demonstra o quanto está empenhado em levar bem ALTO o nome do nosso clube e é esta qualidade de dirigentes que tanto nos orgulham.

Por nós, só queremos expressar-lhe de forma muito clara, o nosso MUITO OBRIGADO, por nos ter concedido esta entrevista, e dizer-lhe que tem sido um prazer privar com uma pessoa de caracter bem formado, amigo do seu amigo e com uma capacidade de trabalho notável.

Há gente que fica na alma da gente!

Força Sport Clube de Rio Tinto!

Deixe uma resposta