Jogo Extra – Ivo

Esta semana, o nosso convidado é o guardião da baliza do plantel senior, Ivo Coimbra.

Bilhete de Identidade
Nome: Ivo Coimbra
Idade: 29 anos
Naturalidade: Fânzeres
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 1.85m
Peso:
79kg
Posição: Guarda-redes
Número: 1
Percurso: Estrelas FC Fânzeres (98/00 e 01/02)
AD São Pedro da Cova (02/05 e 09/10)
UD Sousense (05/09)
SC Coimbrões (10/14)
SC Rio Tinto (01/02 e 14/15) 

Quem é o Ivo dentro dos postes? Como é que te defines?
Sou um guarda-redes agressivo, muito confiante na saída dos postes, arrisco sempre, por vezes até demasiado, mas arrisco e dou sempre o máximo.

E fora de campo, interesses?
Gosto de ir ao cinema, de passear e de estar em casa, o normal.

Como é que defines a posição de guarda-redes?
Primeiro é ingrato, porque só joga um, mas na minha opinião, uma equipa deve ser construída de trás para a frente e não da frente para trás, como a maior parte das equipas faz. Um guarda-redes tem de dar confiança à equipa, que hoje em dia jogue bem com os pés, e é uma posição que nem todos servem. Acrescento ainda que é a posição mais ingrata no futebol, pois posso defender as bolas todas em 89 minutos e no último minuto cometer um erro e já sou o pior.

Qual o melhor momento que guardas no teu percurso até hoje?
Tenho 2. Um foi o golo que marquei de baliza a baliza contra a AD Nogueirense e o outro foi quando estava no SC Coimbrões, numa eliminatória da Taça de Portugal contra o CD Aves, se ganhássemos jogaríamos contra o SL Benfica, infelizmente perdemos mas guardo isso como um bom momento.

Tens alguma história, boa ou má, que te marcou até ao momento?
No aspeto positivo, tem a subida de divisão pelo UD Sousense, no lado negativo uma lesão que sofri quando estava no SC Coimbrões que me deixou fora da competição durante alguns meses.

Na época 2011-2012, quando estavas no SC Coimbrões, foste o guarda-redes menos batido. O que significou esse prémio para ti?
Foi um prémio muito importante para mim. Sabia desse prémio desde que ingressei no SC Coimbrões, pois em Gaia fazem a atribuição de vários prémios, a partir daí tinha como objetivo ganhá-lo e felizmente consegui. Uma gala muito bonita, com gente do futebol e também é importante seres reconhecido pelo teu trabalho.

Recebeste algum convite para jogar numa equipa profissional?
Sim, recebi uma proposta do CD Feirense. Infelizmente não se concretizou porque a proposta surgiu em dezembro e o contrato era só de meio ano, tinha o meu trabalho e preferi não arriscar.

Normalmente, só se fala nos guarda-redes a nível defensivo, mas hoje em dia, também são muito importantes a nível ofensivo. O que pensas disto?
Na minha opinião, uma boa jogada pode começar pelo bom reposicionamento da bola de um guarda-redes, para saídas rápidas, entre outros. Hoje em dia, cada vez mais o futebol precisa que um guarda-redes saiba jogar com os pés, porque um guarda-redes também pode ser importante no aspeto ofensivo de uma equipa.

 

Cristiano Ronaldo ou Messi?
Cristiano Ronaldo.
PES ou Fifa?
PES.
Verão ou Inverno?
Verão.
TV ou internet?
TV.
Água ou vinho?
Água.

 

Chegaste ao SC Rio Tinto nesta época, vindo do SC Coimbrões, o que te motivou a assinar pelo nosso clube?
Estava numa fase que queria jogar num clube perto de casa, já tinha jogado cá, na formação, o Machado e o Presidente falaram comigo, insistiram e vim para cá. Estou satisfeitíssimo, foi a melhor opção que poderia ter tomado!

Denotas alguma diferença no clube, desde que estiveste cá na formação? O clube dá-te condições para desempenhares bem o teu trabalho?
Muitas! Hoje, o clube aposta na formação, antigamente nem tanto. A nível sénior as condições são muito boas, não nos falta nada. O SC Rio Tinto evoluiu muito.

Como é que avalias o desempenho da equipa até ao momento? E o teu?
Sinceramente, está-me a exceder as espectativas.
Quando cheguei cá o objetivo era conseguirmos a manutenção, fazermos um campeonato tranquilo. Hoje, olhamos para a tabela e estamos em 2º lugar, faltam 14 jogos, vamos ver o que isto vai dar.

Tem sido bom, mas podia ser ainda melhor, infelizmente já tive uns momentos menos bons, por exemplo, aqui em casa contra o Rebordosa AC, mas que não se vão tornar a repetir

 

E o balneário, como o defines? Alguma alcunha?
Gente muito boa! É a 1ª vez desde que jogo futebol que no balneário consigo gostar de toda a gente, pessoas muito boas. Pela 1ª vez consigo falar com todos os meus companheiros, porque no futebol há aqueles que tu jogas e que só os cumprimentas e aqui isso não acontece, damo-nos todos muito bem, como o Duarte disse, começamos a ganhar jogos no balneário.

Nunca tive nenhuma alcunha, sempre me trataram por Ivo.

Que diferenças encontras no nível competitivo entre o CNS e a Divisão de Elite? Até agora, daquilo que tens visto, qual ou quais as equipas que mais te impressionaram?

A nível competitivo as divisões são equilibradas, no CNS existe mais qualidade na posse de bola, na Divisão de Elite é um futebol mais objetivo, mais bola para a área. A nível de qualidade de jogadores, há gente que joga na Divisão de Elite que devia de jogar no CNS e vice-versa.
Na minha opinião, a equipa que joga melhor futebol é o Valadares Gaia FC, felizmente aqui ganhamos (risos), mas também gostei do Rebordosa AC, surpreendeu-me. Mas por exemplo, não gostei muito do AR São Martinho, no entanto vão em 1º lugar.

E na formação, o SC Rio Tinto está a fazer um bom trabalho?
No passado sábado fui ver o jogo dos Benjamins contra o UD Sousense, ganharam por 3-2 e gostei do que vi. Pelo que ouço, temos pessoas que gostam muito do clube na formação e que fazem tudo para que tudo corra pelo melhor. A única coisa que falta ao clube para dar o próximo passo é um sintético, para cativar os miúdos e para não fugirem para outros clubes.

Fazes 30 anos em maio, ainda sonhas com alguma coisa no futebol?
Não. Agora só penso em ajudar o SC Rio Tinto a subir de divisão (risos). Pratico futebol pelo gosto que tenho pelo modalidade., a fase de sonhar já passou.

Qual o melhor jogador com quem jogaste? Jogador favorito a nível mundial?
Carlos Sousa, que agora está no Valadares Gaia FC. Grande qualidade, humilde e que trabalha muito, sendo também uma ótima pessoa.

Ora bem, na minha posição é o Gianluigi Buffon, um dos melhores guarda-redes de todos os todos. Como sou Português, não posso deixar de dizer o Cristiano Ronaldo.

Para ti, qual é o melhor guarda-redes do mundo neste momento?
Manuel Neuer, tem muito bom jogo de pés, nisso identifico-me com ele.

Por último, pedimos-te que deixes uma mensagem a todos os Riotintenses.
Peço a todos que acreditem nesta equipa, porque sei que no fim iremos fazer mais do que aquilo que as pessoas estavam à espera!  

 

Ao nosso guarda-redes agradecemos esta entrevista, desejando-lhe um final de época de sucesso, quer desportivo, quer pessoal.

 Força Sport Clube de Rio Tinto!

 

Dados Estatísticos – 2014/2015

Competição Adversário Res. Minutos Golos
Elite AF Porto  Gens (f) 2-2 90  -2
Elite AF Porto  Padroense (c)  4-0 90
Elite AF Porto  Aliança Gandra (f)  1-1 90  -1
Elite AF Porto Perafita (c) 1-0 90
Elite AF Porto Candal (c) 2-1 90  -1
Elite AF Porto Vila Meã (f) 2-0 90
Elite AF Porto Paredes (c) 2-1 90  -1
Elite AF Porto Aliados Lordelo (f) 1-0 90
 Elite AF Porto Valadares (c) 2-0 90
 Elite AF Porto  Leça (f) 1-0 90
Elite AF Porto Grijó (c) 2-1 90  -1
 Elite AF Porto  Oliveira do Douro (f) 0-0 90
 Elite AF Porto  Lixa (c) 2-0 90
 Elite AF Porto  Varzim B (f) 0-2 90  -2
 Elite AF Porto  São Pedro da Cova (c) 1-3 90  -3
 Elite AF Porto  Valonguense (f) 1-0 90
 Elite AF Porto  Rebordosa (c) 1-2 70  -2
 Elite AF Porto  Gens (c) 1-0 90
 Elite AF Porto  Padroense (f) 1-2 90  -2
 Elite AF Porto  Aliança de Gandra (c) 0-2 90  -2
 Elite AF Porto  Perafita (f) 3-1 90  -1
 Elite AF Porto  Candal (f) 1-4 90  -4
Total 22 jogos 1960 22

 

Comentários